sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Primeiros Passos

Como dizem os norte americanos: "first things first", que quer dizer: "primeiro, as primeiras coisas."

Assim como eu, muitas pessoas entusiasmam-se com a astronomia. Com as belas fotos geralmente publicadas por entidades de pesquisa e exploração espacial. Ou por uma experiência diante de um telescópio, ou mesmo um par de binóculos.

Mas podem ficar decepcionadas com bastante rapidez pelas primeiras dificuldades, principalmente em encontrar os objetos no céu.

Então vamos a algumas dicas.

O primeiro e mais indispensável passo é saber onde você está, qual latitude, e onde estão os pontos cardeais, o norte, o sul, o leste e o oeste. Hoje essa é uma informação muito fácil de se obter com aparelhos de GPS, com um smartphone. Também pode ser obtida consultado web sites como o Google Maps maps.google.com.br, utilizando seu endereço. Caso você não disponha de um GPS, smartphone, Google Maps, pode utilizar uma bússola para encontrar os pontos cardeais.

Relembrando a lição do ensino fundamental, se o norte estiver à nossa frente, o sul estará atrás, o leste à direita e o oeste à esquerda.

O Sol, a Lua, as estrelas e todos os outros objetos celestes nascem, ou seja, começam a aparecer no leste e se põem, desaparecem, no oeste, devido movimento de rotação da Terra. A Terra gira em torno de si mesma.

Localizados os pontos cardeais, vamos ao próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário