sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Primeiro Passos - a Lua

A Lua é o objeto celeste mais próximo da terra e o segundo mais luminoso, perdendo apenas para o Sol.

Também é o astro em que mais facilmente percebemos a mudança de posição. A cada vinte e oito dias aproximadamente ele inicia e termina seu ciclo, devido à sua translação. A Lua gira em torno da Terra.

A Lua tem quatro fases. Como o ciclo destas quatro fases é de vinte e oito dias, cada fase dura sete dias ou uma semana.

A primeira fase é a Lua nova. Nesta fase a Lua praticamente não pode ser vista pois a posição em que ela fica não reflete a luz do Sol. Esta fase é a melhor para se fazer observações astronômicas a menos, é claro, que você queira observar a própria Lua. Ela seria visível durante o dia.

A segunda é a do quarto crescente. Aos poucos, o disco lunar vai ficando iluminado até que fique com a metade iluminada. Caso a Lua venha a ser fotografada, você verá a parte iluminada e, possivelmente , a parte que não é iluminada formando o disco completo. Essa bem fraca é chamada de luz cinérea. É a luz do Sol que reflete na Terra e ilumina, um pouquinho, a Lua. 

Nesta fase, a Lua começa a parecer junto ao por-do-sol.

A terceira fase é a de Lua cheia. Quando o disco da Lua está totalmente iluminado. E, a menos que você queira observar a própria Lua, é a pior fase para se observar outros objetos, devido à luminosidade da Lua.

Aqui a Lua vai aparecendo mais à noite.

Por fim, temos o quarto minguante, quando o disco da lua começa a perder luminosidade e chega à metade do disco iluminado apenas. Também é possível, dependendo das condições, de perceber a luz cinérea. Aparece de madrugada e na manhã.

A partir desta fase a lua vai perdendo seu brilho e volta a ser lua nova. Na lua nova, a Lua fica aparente de dia.

A Lua é o objeto celeste mais próximo da Terra, numa distância média de trezentos e oitenta e quatro mil quilômetros. Com um par de binóculos é possível ver suas maiores crateras e mares (planícies). Com um telescópio, outras crateras menores e outros detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário